30.12.08

Davidsbündlertotentänze

"Nos ataques desta segunda, Israel focou os bombardeios em casas de militantes e outros alvos do Hamas, em uma campanha designada para cortar pela raiz o grupo extremista palestino."

Traduzindo em calão: prédios de oito, dez andares foram calcinados pelos mísseis ar-terra para atingir um único apartamento-alvo.
Imagine o raro leitor um bombardeio semelhante em, digamos, Copacabana.
Gaza, demograficamente, é uma espécie de Copacabana sem biquínis.
Repugnante, de resto, a reprodução da Weltanschauung nazista - "focou", "cortar pela raiz" - pelos dumb media.

Treze graus em Tel Aviv.

28.12.08

Pobre Grivo...

Nas aréas de tecnologia Brejo não fica para trás na região, perde apenas para o município de Chapadinha onde o nivél de informatização chega à 52% o que brejo atinje os 47% diferença pouca.

(Da seção "Economia" do verbete de Brejo, Maranhão, lugar dos Criulis, na Wittypedia)

4.12.08

Dr. Livingstone, I suppose

"Devemos estimular os africanos a cultivar produtos para nossos mercados como o meio mais efetivo, ao lado do Evangelho, para sua elevação espiritual."

Missionary travels and researches in South Africa. Londres, 1857, p. 673.

3.12.08

Arriba Venezuela



Leonard Bernstein, Symphonic Dances from West Side Story: Mambo
Gustavo Dudamel, Orquestra Jovem Simón Bolívar

18.11.08

Não percammm

Na trama de "Siri-Ará", após um período de exílio na França, o mestiço brasileiro Cioran empreende uma viagem de autoconhecimento no sertão brasileiro, entremeada por encontros com guerreiros do reisado e índios das bandas de pífanos.

(Bôlha)

14.10.08

O conceito de estratégia, em grego...

Hoje à tarde, sem que bem soubesse, encontrei-me na privilegiada posição de observar um grupo de bilionários a sete metros de altura. Na cartografia estratégica que se podia quase desenhar, os seguranças distintamente vestidos formavam um semicírculo aberto, com raio mínimo nunca inferior ao número de passos requerido para uma precisa mira na altura do terceiro botão da camisa.

6.10.08

Toparia...

...receber a Ordem do Mérito Cultural junto com esta galera:?

Altemar Dutra, in memoriam
Athos Bulcão, in memoriam
Dulcina de Moraes, in memoriam
Guimarães Rosa, in memoriam
Hans-Joachim Koellreutter, in memoriam
Marcantonio Vilaça, in memoriam
Otávio Afonso, in memoriam
Paulo Emilio, in memoriam
Pixinguinha, in memoriam
Ailton Krenak
Anselmo Duarte
Benedito Ruy Barbosa
Bule Bule
Carlos Lyra
Claudia Andujar
Edu Lobo
Efigênia Ramos Rolim
Elza Soares
Emanoel Araujo
Eva Todor
Goiandira do Couto
João Candido Portinari
Johnny Alf
Leonardo Villar
Maria Bonomi
Marlene
Mercedes Sosa
Milton Hatoum
Nelson Triunfo
Orlando Miranda
Paulo Moura
Roberto Corrêa
Ruy Guerra
Sérgio Ricardo
Tatiana Belinky
Teresa Aguiar
Vicente Juarimbu Salles
Zabé da Loca
Associação Ashaninka do Rio Amônia (Apiwtxa)
Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT)
Associação Brasileira de Imprensa (ABI)
Associação Comunidade Yuba
Centro Cultural Piollin
Coletivo Nacional de Cultura do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)
Giramundo Teatro de Bonecos
Instituto Baccarelli
Mestres da Guitarrada
Música no Museu
Quasar Cia de Dança

(quase desnecessário acrescentar que o "tema" da "cerimônia" será a "celebração" do centenário de capim-pela-raiz de Machado de Assis)

3.10.08

As coisas belas são difíceis (II)

Sempre comoventes as cenas de sofrimento e preocupação dos heróicos seres humanos empregados nos pregões mundo afora. Coçam-se as cabeças, sobrolhos são espasmodicamente franzidos, cotovelos melancólicos abandonados sobre os apocalípticos terminais.
São os fiéis obreiros dos numes da grana, flagelados do grande martírio que antecede o desmoronamento das pirâmides de trouxas.

22.9.08

Yankee come home!

Agora já se sabe para quem escrevem Reynald Hollywood & outras viúvas da Aliança para o Progresso. Segundo espantosa pesquisa, 7% dos brasileiros odeiam detestam abominam o governo Lula.
Bem, pensei com meus zíperes, são sempre 13 milhões de fiéis, o que deve até superar algumas confissões pentecostais - embora nem todos, naturalmente, paguem o dizmo (nas piores bancas, todas as semanas).
Êpa. Eu disse 13?

20.9.08

Bom para os dentes e veias abertas


O Gerais tem fim?

They can't hear us

É francamente lusitana a idéia de expor em pública perícia os equipamentos de que a contra-espionagem brasileira dispõe e depende. À mesma patrícia estirpe pertence a publicação, no Diário Oficial, dos nomes dos futuros jaimes bondes aprovados em concurso. Por que não decretar logo a obrigatoriedade do uso de uniforme funcional pelos agenti? Proponho modelo adaptado às inclemências tropicais, com havaianas e, mesmo assim, chapéu de feltro. Laranja.

14.9.08

ROLHA - O sr. considera a corregedoria necessária para a Casa?
MUTRAN
- Disse para você o seguinte: a corregedoria foi criada em virtude de fatos que aconteceram. Agora, acho, por exemplo, que nem deveria existir corregedoria. Porque são muito poucos os fatos que vêm acontecendo e o pouco também não tem que acontecer. Não precisava ter corregedoria. Como acho que não precisava ter Poder Judiciário, ter polícia. O povo tinha que se entender. Mas o que acontece aqui? Cada um quer viver para si, ninguém quer viver por terceiro.

("MUTRAN", os raros leitores hão de se lembrar, vem a ser Wadih Mutran, vereador outrora preso pelo envolvimento com uma das muitas máfias municipais. Hoje é corregedor-geral da "Casa", isto é, a Câmara Municipal da Vila de São Paulo de Piratininga. Imaginai o que acontece, digamos, no Goiás...)

13.9.08

Do Caderno 22

Guimarães (ego): tímido, medroso, utilitário, aproveitador.
Rosa (id): o adversário natural de Guimarães, não o seu alter-ego. Rosa insubmisso, ele sim valente, temerário. Inventivo, mentiroso. Flor. Passarinho de bico e de unha. Mas canta.

SOS Terra

É o sinal dos tempos. Última década do século XX, às portas do século XXI e do Terceiro Milênio. A esperança une todos os povos, a esperança de um futuro próspero e feliz.
Mas não. A esperança desaparece à mesma razão em que cada árvore é derrubada, cada animal é assassinado, cada baforada de fumaça sai de uma chaminé: cada vez mais.
Não haverá futuro algum; não haverá sequer um lugar onde os homens possam respirar sem máscaras, comer sem veneno, viver sem medo. E isso tudo por própria culpa. É uma previsão aterradora, mas inexoravelmente real.
A saga do Homo sapiens sobre este planeta registra momentos de verdadeiros atentados conta o meio: óleo no mar, sujeira no ar - morte singular.
Esta é a hora. O tempo urge.
Devem ser reparados todos os males infligidos contra o Planeta Azul.
Contra o meio ambiente. Pelo ambiente inteiro.
Talvez assim possamos ser futuramente motivo de orgulho para os nossos filhos. E para os filhos dos nossos filhos.
Isto é, se houver futuro.

(Texto que escrevi para o jornal da escola, aos 14 anos, e do qual nem me lembrava mais. Gostei de saber que já era capaz de usar palavras como "inexoravelmente" e "infligir")

7.9.08

Raposices (II)


"Ilha" perigosamente exposta a agrotóxicos e supremacia branca

27.8.08

Raposices

Os autodenominados "produtores" são, em verdade, os destruidores. Landscape busters. Mirai o que sucede no Mato Grosso, via satélites gratuitos. O que quer a espécie de sementinha do mal sub-UDR que são os "arrozeiros" e demais senhores da guerra do Caribe brasileiro é chegar ao mercado chinês às custas do mato virgem do Uraricoera. Extirpemo-la com tochas e alicates.

26.8.08

Zut! Zut!

Só agora me dou conta do terrível facto biográfico. O principal buteco do bairro da minha infância, no Goiáis, se chama - ainda existe, marco miliário dos alcóolatras vizinhos - Bar do Rosa.

19.8.08

Milico go home

A conseqüência mais visível de existir uma polícia militar é vivermos numa cidade ocupada militarmente.

14.8.08

Antas d'antas

É bem verdade que minhas valentes cãs são incipientes para sustentar tal afirmação, assim peremptória, mas é totalmente inédita a manchete da Bolha de hoje, em que as opiniões pouco lisonjeiras de um banqueiro bandido (pense rápido, raro leitor: oxímoro ou pleonasmo?) sobre os policiais que o prenderam mobilizam garrafais enfáticas.
Em coro, nas páginas internas, ministros e suspeitos deploram os "excessos", o "descontrole", o "abuso" dos meganhas. Como se não bastasse, chafurda-se também na lama canalha de Reynald Hollywood quando os inaceitáveis erros de português do relatório do ímpio delegado Queiroz ("o que prende pra nós", rimaria Lula) são expostos ao escárnio geral. Que eu saiba, a principal função da otoridade policial ainda é prender gente, e não parafrasear os hipérbatos de Bilac.
Embedded journalism é isso aí. O desespero dazelites é despudorado até o limite do cômico. Constata-se que os federal realmente resvalaram no Santo dos Santos do tabernáculo das negociatas nacionais.

6.7.08

Leon Battista Alberti

"Recebeu a sua formação humanista em Latim, Retórica Antiga, Filosofia e Arte Poética como aluno de Gasparino Barzizza, um dos maiores conhecedores de Cícero na sua época, mais precisamente no liceu em Pádua. Estudou depois na célebre universidade de Bolonha, onde teve primeiro aulas de Filologia, Retórica e Filosofia, antes de uma crise de nervos o ter obrigado a restringir o campo de estudos ao Direito Canónico e Direito Civil, às Matemáticas e à Física."

(de um livro Taschen)

Comigo foi mais ou menos o contrário.

2.7.08

Cemitério Central, Bogotá


"Aqui se processa grave capítulo da experiência misteriosa."

28.6.08

Tédio

Não agüento mais o lema positivista da nossa bandeira (nome de uma sociedade secreta de 1848, segundo Benjamin...) nem o uso do freyreano sinhô para o tratamento respeitoso, de que a linda segunda pessoa do plural daria perfeitamente conta. Desde que com as conjugações nos trinques.

25.6.08

Secume só

Existe uma curiosa exibição de caretas das modeletes participantes do último SPFW* no linque

seguinte

Very striking - é o que se pode dizer dos resultados de curta investigação onomástico-antropológica. Os sobrenomes das representantes brancas e branquíssimas são mais para peninsulares ou tudescos. Raramente transitam pelo gaélico ou catalão.
Já a talvez única modelo negra da seqüência se assina Bento.

* Sao Paulo Fashion Whip

22.6.08

JMMA x JGR

"Amplo domínio". "Derrotou ... por 11 a 2". "Escritores como Manoel Carlos".
Essas as expressões empregadas pela Fôia no último certame imbecil.
Eles não perdem por esperar.

14.6.08

Sacred weed

A julgar pelo tamanhão da moita, a festa da colheita no meu vizinho do segundo andar vai mobilizar diversos e compenetrados celebrantes.

13.6.08

Bookspotting

Nova e trepidante modalidade urbano-recreativa. Consiste na investigação minuciosa e interessada (todos os meios são válidos) dos títulos de livros levados pelos demais passageiros do transporte público. Em seus níveis especializados, o bookspotting abrange também concertos, livrarias (é claro), escritórios e quaisquer outros ambientes em que, por alguma razão, as pessoas carregam livros nas mãos, fora das bolsas, abertos ou fechados.

4.6.08

Merdocracia brasileira

Hoje cedo, enquanto me dirigia obstinado à feia estação de ônibus da praça 14 bis, vi um sujeito levando o cachorro de raça (olhos azuis) a defecar no jardinzinho público ao pé do viaduto. Alguns metros adiante, podia-se apreciar um mendigo que expelia um enorme, tremendo cagalhão. "Os pobres estão se alimentando melhor", pensei, não sem certa felicidade cívica.

23.5.08

La Veuve chimique

Hace 30 años que EE UU aplica el método de la inyección trifásica como una alternativa en apariencia menos dolorosa a la electrocución. Primero se administra un anestesiante, luego un paralizante y, por último, una solución de cloruro de potasio que hace que el corazón deje de latir y que, si se administra sin la correcta dosis previa de anestésicos, provoca una insoportable quemazón.

Lombroso riding forever

Não é preciso ler nenhum livro sobre frenologia para entender porque o talento do vice-candidato tepebista à alcaidia paulistana casa perfeitamente com a consistência subministrativa do titular pindamonhangabeiro.

19.5.08

Fim, fom, fum

A crise do lixo que ora empesteia Nápoles mal seria capaz de chamar a atenção em qualquer centro de megalópole brasileira.

2.5.08

La revolución uay-fay

Enfim, um post completamente gratuito. Captei uma rede no ar e estou a vos escrever, raros leitores, deitado na rede e pensando em nunca mais pagar provedores e outros agenciamentos tontos.

24.4.08

The Tree of Bovine Mesmerization

É tri

Três anos de embrejadas tolices. Deve significar alguma coisa.

28.3.08

El día que me quieras...

Muito já se falou sobre o imbróglio Colômbia-Venezuela-Equador, mas ninguém no Brasil teve coragem de pespegar o belo adjetivo neogranadino no chefão Curibe. Essas coisas de odor charmosamente passadista a gente só lê no sítio da Agência Bolivariana de Notícias, uma espécie de Granma mais interativo e, digamos, imparcial que muito uol por aí.

23.3.08

Escancarou geral

Camicie nere e corporativi

21.3.08

La Migra neles

Cumpre-nos, brazucas que não desistimos nunca, lamentar os padecimentos que vêm acometendo os compatriotas em terras d'Espanha. Entretanto, um recente episódio da guerra santa contra a morenice inzoneira merece nosso aplauso. Consta que, na semana passada, a polícia madrilenha deu auspiciosa batida na casa noturna em que fariam show Hedson e Udson, a famisgerada dupla. Metralhadoras à mostra, grampearam quase todo mundo.
Se a moda pega no Brasil, em pouco tempo estaríamos livres das parelhas afeitas a ganidos pseudo-rurais.

19.3.08

Cabelos brancos e humidade nas paredes

A maneira mais precisa de encontrar o centro ou núcleo primitivo de uma cidade brasileira, desde a omnividência dos urubus artificiais do gúgol ertf, passa pela identificação dos telhados mais escuros, cheios de limo, que costumam acompanhar as calçadas e praças em que as árvores têm maiores copas. Mas isso é geralmente desnecessário. O traçado irregular das quadras, característico das vielas e outros puxadinhos portugueses, denuncia e explica os nossos centros velhos, desembocando sempre numa praça, a igreja matriz, sempre o sempre.
Adjazendo, nos conjuntos regulares de bairros mais hodiernos, os retângulos grandes e claros de materiais metálicos denotam oficinas, hospitais, rodoviárias.
As ruas de terra dos bairros proletas, do outro lado das estradas, são freqüentemente vermelhas em Minas e Goiás, pardacentas no Piauí, escondidas escadarias nos grotões do Rio. Predominam em todas as periferias as reiteradas telhas eternite, como se o nome da marca zombasse da efemeridade das construções improvisadas, na melhor das hipóteses grudadas umas às outras como numa incubadora ou prateleira.
Para o rastreio dos bairros ricos, nada melhor que perseguir o límpido brilho dos espelhos azul-piscina.

18.3.08

Enquanto isso, em Alagoas...

No lugar dos parlamentares afastados, devem assumir os suplentes, também indiciados no esquema (sic). No PMN, os dois primeiros suplentes, Timóteo Correia e Fernando Duarte, são acusados de integrar a quadrilha. O terceiro suplente, o ex-deputado estadual cabo Luiz Pedro, não pode usar a cadeira de parlamentar (sic) porque está preso, acusado de assassinato e de liderar um grupo de extermínio (sic!).

(d'O Grobo)

17.3.08

Delírios quase psicográficos

A literatura brasileira (cujos anos dourados coincidiram, de facto, com os fifties) terá no século XXI influência comparável àquela desempenhada pelo siglo de oro russo, desde, digamos, Pusczçkhíne.
Corpo de Baile desbancará Diego Mijnaard na lista dos mais vendidos de VEDE.
O Lula vai se treeleger e reanexar a Cisplatina, reivindicando ademais a Guiana Francesa.
A Argentina ganhará verbas do PAC VII para escavar canais geológicos e libertar-se, enfim, do exílio nos trópicos, aproximando-se (rebocada por corvetas venezuelanas) de latitudes mais civilizadas.

16.3.08

Wasser macht frei

Guantánamo - ou Gitmo, no dizer sempre objetivo e carinhoso dos GI's desocupados que postam na Google Earth Community ("Rocky Racoon", "xav") - é um campo de concentração moderno.


O ensolarado gulag cubano-estadunidense (cujo núcleo duro punk rock hardcore data do precoce 2001) foi instalado nos fundos das demais construções da notória base aeronaval, onde "there are about 70 'sea huts', air conditioned structures made of unpainted plywood. Other sea huts are used for worship services and recreation. These have large-screen TVs rigged with satellite dishes", debaixo das quais os sobrecarregados marines presumivelmente podem refrescar-se enquanto assistem à NBA ou jogam playstation. "Some huts are marked 'Female Only'". Nunca duvidei. "Also includes gravel walkways, outdoor banks of public telephones, latrines, open-air shaving stations (êpa!) and a camp mess hall. Sidewalks will soon be created to make the walk to Camp Delta easier and safer."

"Camp Delta" é o Lager propriamente dito, onde os inimigos circuncisos do Mundo Livre recebem intensivo treinamento em waterboarding e outras técnicas esportivas radicais. "Amenities include flush toilets, metal bunks and wash basins low enough for ritual foot washing. The camp consists of about 800 cells, although the Pentagon has approved plans for as many as 2,000. "

Abaixo, Buchenwald, facility bastante mais modesta, mas instrutivamente pioneira em sua arquitetura, digamos, gerencial (aliás construída a meros sete quilômetros de Weimar, essa espécie de Barbacena espiritual da Alemanha, agora e sempre segundo JGR).


15.3.08

Uma coisa que nunca entendi

Logo em seguida "à maior obra de arte já realizada" (apud Stockhausen), o nineleven de 2001, o Cetebank da Paulista cercou-se de grades antitumulto, claramente inócuas contra a Al-Qaeda.
O que temiam os nababos? Saques? Ódio popular? Compaixão e simpatia humanitária não seriam as reações esperadas em relação aos pobres estadunidenses, inda mais em terra tão receptiva ao old in-out-in-out capitalista?
Aí tem.

Anistia no dos outros

Aqueles a quem o poder foi transferido depois da redemocratização (sic) são tão cagões que não tiveram sequer coragem de mudar os nomes dos logradouros que homenageiam (sic) energúmenos, assassinos, paus-mandados e genocidas como Costa e Silva, Castello Branco, Garrastazú Medici, Cordeiro de Farias, Milton Tavares de Souza (este o sanguinário chefe do CIE).
Em países ligeiramente mais letrados (Uruguai, Argentina) isso seria impensável.

14.3.08

Banalizou geral

Não sei se Vossas Mercês repararam, mas a reprodução que emoldura a cabeceira do leito conjugal do Capitão Nascimento, em "Troca de Elite", é um Klimt, o famisgerado "Der Kuss".

11.3.08

Chomsky neles

Os apologistas mais vulgares dos crimes dos EUA e Israel explicam com solenidade digna de melhor causa que, enquanto os árabes têm o propósito de matar pessoas, os EUA e Israel – sendo, como são, sociedades democráticas— não têm a menor intenção de fazê-lo. Seus mortos são, simplesmente, acidentais, e por isso seus assassinatos não podem ser comparados, no ponto da depravação moral, com os de seus adversários. Esta foi, por exemplo, a posição do Tribunal Supremo de Israel quando recentemente autorizou um severo corretivo coletivo contra o povo de Gaza, privando-o de eletricidade (e de água, de eliminação de resíduos e águas servidas e de outros elementos básicos da vida civilizada).

Uma linha de defesa, esta, que é recorrente na hora de enfrentar outros velhos pecadilhos de Washington. Por exemplo, a destruição da Planta Farmacêutica ao-Shifa no Sudão, em 1998. Aparentemente, o ataque custou dez mil vidas, mas não houve qualquer intenção de matá-las; daí que não fosse um crime resultante de uma ordem com expressa intenção de matar. Assim nos ensinam esses moralistas sistematicamente empenhados em apagar toda réplica efetiva a essas vulgares tentativas de autojustificação. Vamos dizer mais uma vez: é possível distinguir três categorias de crimes: assassinato intencional, morte acidental e assassinato premeditado mas sem uma intenção específica. As atrocidades dos EUA e Israel são um caso típico da terceira categoria.

(adorável o logotipo da Carta Maior, de onde extraí o trecho - de resto, mal-traduzido: um globo em que os continentes não só estão cobertos de vermelho-sangue como também invertidos, ou melhor, subvertidos)

8.3.08

Poeta e Pittor

Il Poeta col mezzo delle parole va imitando non solo che si dimostra all'occhio, ma che ancora si rappresenta all'intelletto. Laonde essi in questo sono differenti, ma simili in tante altre parti, che si possono dir quasi fratelli.

Ludovico Dolce, 1557

4.3.08

Aliás...

A principal batata-quente da estória são as supostas relações camaradas dos ecuatorianos e benezuelanos com a guerrilha cheiradora: é você quem tem! é você! é você!
Ora, pergunto, o maior problema adviria de serem as farc um pessoal esquerdista-stalinista-tchabista-forodesãopaulo ou uma galera esperta que cobra pedágio dos cocaleros e outros caudillos, principais motores da pujante economia colombiana? Porque, se prepondera a segunda alternativa (que de nenhum modo exclui a primeira, já que todos os esquerdistas são mesmo bandidos), o que dizer do aumento da produção de papoulas depois da invasão norte-americana do Afeganistão? Uma questão intelectualmente refinada, com trocadilho.
Aliás, o que ganha Sir Ney com sua campanha contra o armamentismo tchabista? Uma edição comemorativa do Brejal dos Guajas pela Freedom House? Deve ser qualquer coisa assim barata, mas capaz de infundir ribamares fumos cosmopolitas à arte do senador.

3.3.08

Brutti, sporchi e cattivi

Simón Bolíbar deve estar a revirar-se no túmulo pelo facto de que três países-irmãos, por ele libertados, com bandeiras das mesmas cores, dispostas na mesma seqüência vertical, estejam a colocar-se em pé de guerra, uma guerra boba e pobre como todas as que acometem nosso continente.

26.2.08

Se é nóis, é nóis

Portugal é o único país do continente europeu a adotar a hora de Greenwich. Isso é que é wishful thinking.

22.2.08

21.2.08

Psicotoponímia

Em Curvelo, a rua Guimarães Rosa termina na rua Aristóteles.

Jango 2.0

O que deve desesperar muita elite branca por aí é o facto de que, pela primeira vez na história do país, um governo de esquerda, trabalhista, sindicalista ou petralha, conforme o gosto, consegue produzir fulgurante bonança econômica. Mal posso esperar para chegar a minha hora e vez.

4.2.08

Dica duca

Sergiu Celibidache é único conductor/maestro/regente/direktor em que confio cegamente.

1.2.08

334

Pequeno entrecho cabalístico, apenas para fazer virar o contador de posts.
A danosa repetição de três vezes três estava a fazer meu computador travar, creio.

29.1.08

Last ten keywords

01/28/08 23:21:57
el umbigo bar (Google)
01/28/08 21:29:17
umbigo com pis (Google)
01/28/08 17:12:42
o que é umbigo de criança de 10 anos vazando sangue (Google)
01/26/08 18:13:17
constelação visível no pará (Google)
01/25/08 15:47:14
"violonista espanhol" corazon (Google)
01/24/08 19:28:08
origen inoue (Google)
01/24/08 13:10:39
jornal homicídios brejao (Google)
01/22/08 19:54:00
"encomenda" "tiquira" (Google)
01/17/08 12:14:46
gostosa massera (Google)
01/16/08 23:51:00
como pensar positivo e atrair bons fluidos (Google)

28.1.08

I got the fear

Passand'olhos pela Red Mundial (me gustó) tomei um baita susto ao reconhecer, em primeira tela de portal famoso, o frontão da Matriz de Antônio Dias, em Ouro Preto.
Pensei logo em desabamento, incêndio e iconoclastia tipo Universal, nessa ordem.
Felizmente, a legenda era só um chamamento às hordas de turistas e demais parasitas.
Percebi, assim, num átimo, que ainda não me recuperei da tragédia da Igreja do Carmo, em Mariana, queimada e desabada.
(meu amigo o sineiro da Oude Kerk de Amsterdam disse que eu sabia bastante de igrejas (St. Niklaas, Westerkerk, Zuiderkerk e Nieuwe Kerk bimbalhando juntas) para quem não acredita em Deus. Aliás, por que a maiúscula?)

27.1.08

elhombredelaesquinarosada.com.ar

Olhaí, olhaí. O post de ontem já tudo profetizava.
A realidade, com esses militares yankees, é sempre pior do que os pesadelos mais amalucados.
Também d'O País:

Cada vez más expertos contemporáneos llegan a la conclusión de que Borges anticipó la Red Mundial. Un libro reciente, Borges 2.0: From text to virtual worlds [Borges 2.0: Del texto a las palabras virtuales], escrito por Perla Sassón-Henry, explora las conexiones entre la Internet descentralizada de YouTube, los blogs y la Wikipedia -la llamada Internet 2.0-, y las historias de Borges, que "convierten al lector en un participante activo".
Sassón-Henry, profesora asociada del departamento de estudios lingüísticos de la Academia Naval de EE UU, define a Borges como "persona del Viejo Mundo con visión futurista".

26.1.08

D'O País, urgente

Continúa la escalada de tensión entre Venezuela y Colombia.

El presidente venezolano, Hugo Chávez, ha acusado al gobierno de Álvaro Uribe, de "estar fraguando una conspiración, una provocación bélica contra Venezuela, por orden de Estados Unidos, para obligarnos a dar una respuesta que pudiera prender una guerra".

En una conferencia con el presidente de Nicaragua, Daniel Ortega, en el palacio de Miraflores, en Caracas, Chávez ha señalado que no es casualidad que varios altos funcionarios del gobierno estadounidense hayan visitado Colombia en los últimos días, entre ellos la secretaria de Estado, Condoleezza Rice, que ha finalizado su visita hace unas horas.

Según Chávez, Colombia se ha convertido en el "portaaviones" desde donde los Estados Unidos preparan su agresión contra Venezuela y su gobierno revolucionario. Y fue más allá al afirmar que ésta operación ya tiene nombre: "Operación Balboa"

"Tenemos informaciones de inteligencia, nuestras y de otros países de Latinoamérica, sobre el plan porque la visita de Rice no es casual ni la del llamado "zar de la droga" ni la del comandante militar estadounidense. Tres altísimos funcionarios en una semana", expresó el gobernante. También señaló que las relaciones entre Colombia y Venezuela "van a seguir deteriorándose porque todos los días hay mentiras, intrigas y amenazas".

Daniel Ortega, que firmó cuatro acuerdos con el gobierno venezolano, también habló sobre el tema señalando que las amenazas no eran solo contra el gobiero bolivariano sino contra América Latina.

El presidente venezolano recordó que los Estados Unidos tiene en Colombia "miles de militares, uniformados y secretos, de la CIA, miles de millones de dólares, bases militares, aviones espía, y quién sabe cuantas cosas más".

"No quieren la paz. A Uribe se le cayó la máscara y se le hizo pedazos, nunca se la va a poder poner otra vez. Es muy difícil que un gobierno revolucionario bolivarianos comprometido con la paz pueda llevar relaciones normales con un gobierno comprometido con la guerra", manifestó Chávez.

Chávez agregó que las intenciones de los Estados Unidos no se limitan al control de Venezuela sino también a otros países latinoamericanos y citó a Nicaragua y Ecuador.

*&!$@!?

O plano denunciado (inventado?) é em tudo semelhante àquele já posto em prática no outro ponto geopolítico fulcral do universo. Lá, os yankees agora controlam o Iraque e o Afeganistão, tendo outras amizades menos forçadas e lucrativas em volta. Os russos Lá sempre estiveram, com a China e a Índia beliscando pelas beiradas. Uma região quente, em que todo mundo que tem Bomba já fincou pé.
Porque, então, não estabelecer logo uma cabeça(êpa)-de-ponte
na sumarenta Amazônia, numa guerra ainda por cima fashion depois da voga mundial das havaianas e do Nobel para o bestalhão gorado? Afinal, se pensarmos nas forças militares contrárias, destacam-se apenas o Brasil, que poderia oferecer resistência de talvez meia-hora; e a Venezuela, quem sabe apenas um dia inteiro até a malhação ou enforcamento do Tchábez? Sopa no m(i)el.
A coisa fica ainda mais gozosa quando se tem a possibilidade de detonar um militar nacionalista bolivariano camisa-vermelha petrolífero, estando o barril a mais de cem.
O cenário, constata-se, é o mesmo daquele pioneiramente montado para o Afeganistão, se se conta com a providencial ajuda da Fox Nóias: guerrilheiros narcotraficantes (Lá papoulas, cá coca e diamba) apoiados por um tirano (Lá o bigodudo empalador, cá el miguelito rojo) estão violando a segurança interna de um país gostosamente amigo nosso. Fornecedor dubão mesmo, como as narinas de Plush e Curibe certamente conhecem e calam.
O codinome da operação também denota ótima verossimilhança, não vos parece? E como a série de caretas do Stalallonge, outras operações terríveis já se anunciam - com sufixos informáticos .x, é claro, em vez dos já pouco funcionais
algarismos romanos.
Parabenizemos, por fim, os assessores de agit-prop do bolivarianismo cubano - ou refaçamos o exercício de War.

24.1.08

No país da piada pronta (reloaded)

Chama-se Machadinho d'Oeste o município de Rondônia colocado em décimo-quinto lugar na lista dos rincões que mais desmatam derrubam detonam a floresta amazônica.

23.1.08

João Pereira Coutinho

O gajo tem a minha idade, mas certamente recebe muito mais pelas asneiras que escreve.
A última delas toma o partido previsível na italiana pendenga entre os estudantes e professores da Universidade de Roma 'La Sapienza' e o Papa Benedito, e foi lida nesse perverso receptáculo de reacionarismos que são as colunas da Fôia.
Para tudo resumir, bastará dizer que antes dos regulamentares parágrafos repletos de imprecações chauvinistas, entoam-se fornidos gabos ao sumo doutoramento do Pontífice em todas as matérias e todas as cousas; que não se deve esquecer que a universidade em questão foi fundada por outro douto papa, já lá vão sete séculos; que agora a intolerância da Inquisição, mais que perdoada por Deus, é o método de choque das hostes islamo-comunistas que dominam o mundo.
Nenhuma palavra, entrementes, sobre Benedito ser talvez o mais poderoso monarca absoluto do planeta.
A Obra é sempre muito cuidadosa ao tratar desses assuntos.

20.1.08

Bigue broder go home

Tudo consiste numa adaptação espetaculosa do antigo Passa ou Repassa para debilóides ou lobotomizados. Gugu foi substituído pelo Bial (entendido em Rosa segundo mais de uma opinião respeitável), as crianças estúpidas cresceram saudáveis até as atuais versões adultas e fracassadas. A divisão lúdica entre homens e mulheres permanece, apenas os embates passaram a incluir deprimentes cenas de cama e banheiro.

19.1.08

Crime (até agora) sem castigo

Já posso dar uma volta ao mundo em oitenta dias ouvindo música baixada ilegalmente, sem parar e sem nenhuma repetição.
(A sorte é que quase todos os autores morreram há séculos, aplicando-se a putativa e inclemente lei apenas aos direitos dos executantes - que de todo modo costumam ser famosas orquestras estatais e/ou philantrópicas, ou ainda pianistas solitários, suicidas e sem herdeiros.)
Livre, Bach sozinho ocuparia vinte dias, certamente num balão. Mozart e Beethoven, juntos, outro tanto. A África seria cruzada com Schumann e Satie. Para a Índia, Couperin.

12.1.08

No Piauí

"– De em-de, o senhor então pega atravessa maiores lugares, cidades. Lá é país... As môças lá eram bonitas, demais...
...Até atravessar o espumoso de um grande rio."

C&A

"Please review all you present and possibly new activities to include propaganda, black operations, surfacing of intelligence or disinformation, personal contacts , or anything else your imagination can conjure which will permit you to continue to press forward toward our [censurado] objective in a secure manner.

"N.B. Six gas masks and six CS canisters are being carried do Santiago by special [censurado] courier 11:00 ETD Washington 16 October."

(Trechos de telegrama remetido pela matriz à filial de Santiago do Chile, 16 de outubro de 1970)

Moral: Salvador Allende devia ser uma espécie de Brizola, aos olhos dos yankees.

11.1.08

Mexe, mexe mais

John "Mexe-Língua" Neschling dirige a OSESP há mais de dez anos.
Sua "OS", neste ano, terá recorde de assinantes: mais de onze mil. Vinte e cinco discos gravados, muitos deles merecedores de prêmios importantes (Gramophone, Grammy). Medalhões como Lorin Maazel e Kurt Masur já se dignaram a subir ao pódio da Sala "SP", sem média ou favor diplomático. Neste ano teremos Dutoit. As colunas corinthians da Estação. Etc. e tais e vivas.
Sucede que o Vampiro Brasileiro, ora Governador do "ESP", todos sabem, quer a cabeça do competente, egolátrico e corajoso (remember os matagais da Claudia Ohana) maestro, aliás sobrinho-neto de Schoenberg (como sempre consta nos programas de concerto) - a recusa em reger sem banheiro e lanche (para a orquestra), numa Virada da vida, parece que detonou o atual vodum palaciano.
Proponho, em vez, e sem qualquer laivo de continuísmo lulo-petista, mais dez anos para o titânico judeu carioca. E, sobretudo, um recall para Governador tão semelhante (em falta de conteúdo) à triste consorte do Príncipe de Anhalt-Cöthen, a "amusa", segundo Bach.

8.1.08

Obama

Diálogo, terrível, entre a sala e o quarto:

"O cara lá dos Estados Unidos vai ganhar, hein?"
"Quem?"
"Aquele pretinho."

Bovinos caminhos

Ainda escreverei um Tratado sobre a Arte de Andar de Bicicleta pelos Trilhos-de-Vaca no Cerrado cujo primeiro capítulo versará, comme il fô, da topografia dos bebedouros e cochos e de sua relação com a estrutura de classes bovina.

6.1.08

Estamos garantidos

O e-mule plus - venerável fogo prometéico e mesmo digrátis -, no último caso de sede por conexão, busca um servidor da American Armada, num pioneiro domínio .mil.
Quer dizer, enquanto o escudo antimísseis agüentar, vai dar para baixar ao menos um clipe ou um livro ou mesmo um movimento de sinfonia.

Estou pessimista com o Paquistão, é verdade. Temo que os muçulmanos separatistas que criaram tão complicado Estado sejam os milhões de indivíduos mais bad karma daquelas paragens.
Hindus muçulmanos renegados e populosos e atômicos - pense bem.

Mad methods

Los generales del golpe del 24 de marzo de 1976, Jorge Rafael Videla (Ejército), Emilio Eduardo Massera (Marina) y Orlando Ramón Agosti (Fuerza Aérea), eliminaron en secreto para eludir la condena internacional. Llegaron a la conclusión de que "contra el Papa no se puede fusilar". Hicieron desaparecer a la mayoría de las víctimas: cerca de 4.000 fueron arrojadas vivas al mar o al río de la Plata desde aviones oficiales: vivas para que sus pulmones se llenasen de agua al respirar y así se hundieran los cuerpos. Si caían muertas, los pulmones permanecían con aire, y los cadáveres flotaban y, sobre todo, alertaban.

(d'O País)

Flora & Fauna

Guimarães Rosa faz referência a cerca de cento e sessenta espécies - animais e vegetais - em "Campo Geral".

5.1.08

A doce decomposição do médio-neerlandês

Boulevard - com todas as inevitáveis conseqüências culturais (o cinematógrafo Lumière no Boulevard des Capucines, Aragon e Breton cabalando no redundante Boulevard Haussmann) - deriva de bolwerc, "bastião".
Id est, boulevard e Bastille têm entre si parentesco utilitário.