6.7.08

Leon Battista Alberti

"Recebeu a sua formação humanista em Latim, Retórica Antiga, Filosofia e Arte Poética como aluno de Gasparino Barzizza, um dos maiores conhecedores de Cícero na sua época, mais precisamente no liceu em Pádua. Estudou depois na célebre universidade de Bolonha, onde teve primeiro aulas de Filologia, Retórica e Filosofia, antes de uma crise de nervos o ter obrigado a restringir o campo de estudos ao Direito Canónico e Direito Civil, às Matemáticas e à Física."

(de um livro Taschen)

Comigo foi mais ou menos o contrário.

Um comentário:

Anônimo disse...

No livro que estou lendo, Max Scheler faz menção a um estudo de Werner Sombart, "Der Bourgeois", em que se defende a tese de que os Alberti foram a primeira família caracteristicamente burguesa da Europa. Para Scheler, Leon Battista Alberti pode ser tomado como um dos primeiros exemplos do intelectual ressentido, figura de longa carreira no Ocidente. Não sei dizer até que ponto Scheler segue Sombart, se há uma referência explícita ao ressentimento na obra original, mas, se assim o for, a adesão do sr. Sombart ao nazismo é uma das coisas mais esquisitas do mundo.

Pelo pouco que conheço Scheler, ele me parece ser da opinão que nosso mundinho "liberado" tem raízes menos nobres do que se supõe.