23.1.08

João Pereira Coutinho

O gajo tem a minha idade, mas certamente recebe muito mais pelas asneiras que escreve.
A última delas toma o partido previsível na italiana pendenga entre os estudantes e professores da Universidade de Roma 'La Sapienza' e o Papa Benedito, e foi lida nesse perverso receptáculo de reacionarismos que são as colunas da Fôia.
Para tudo resumir, bastará dizer que antes dos regulamentares parágrafos repletos de imprecações chauvinistas, entoam-se fornidos gabos ao sumo doutoramento do Pontífice em todas as matérias e todas as cousas; que não se deve esquecer que a universidade em questão foi fundada por outro douto papa, já lá vão sete séculos; que agora a intolerância da Inquisição, mais que perdoada por Deus, é o método de choque das hostes islamo-comunistas que dominam o mundo.
Nenhuma palavra, entrementes, sobre Benedito ser talvez o mais poderoso monarca absoluto do planeta.
A Obra é sempre muito cuidadosa ao tratar desses assuntos.

3 comentários:

flogisto_calavera disse...

Será que demora muito para vermos em uma dessas colunas a infalibilidade do Papa sendo usada como argumento?

Anônimo disse...

Eu acho o Papa legal.

Érico disse...

A demonstração mais cabal de que tudo não passa de uma grande máfia, como de hábito (com trocadilho), está no título pelo qual o Pontífice é tratado pelo rebanho. "Papa" é um papai, um paizinho, um padrinho, um godfather. Quando tudo isso era assumido, especialmente na Renascença, as coisas andavam melhor.