26.7.07

No país da piada pronta (III)

Premido pela curiosidade de ouvir o "outro lado" sobre o acidente da MAT, o raro leitor ficará assombrado se fizer uma visita ao sítio da supradita carvoaria aérea e em seguida clicar na seção "Institucional".
Depois de claustrofóbica animação em flash e de ser recepcionado por um morto em acidente aéreo (o amaro fundador da empresa, sorridente contra um reconfortante fundo azul com nuvens brancas), o visitante aprende que figura em primeiro lugar na lista de Mandamentos da MAT a cândida sentença "nada substitui o lucro".

Um comentário:

Anônimo disse...

MUITO PIOR QUE ISSO É O QUE SE ENCONTRA NA INTERNET SOBRE O AIRBUS

Abaixo encontra-se um link oficial do relatório de um acidente com um avião da Airbus, na Rússia há um ano atrás, da mesma família do A320 da TAM que se acidentou em Congonhas.

O link está em inglês, e existe uma tradução bem aproximada do evento

OBSERVE COMO AS SEMELHANÇAS COM O ACIDENTE EM CONGONHAS SÃO INCRÍVELMENTE SURPREENDENTES.

Tamanho da pista do aeroporto russo, 3.165 METROS.

PISO DE CONCRETO, NÃO HÁ MENÇÃO A EXISTÊNCIA DE RANHURAS (GROOVING)

Tamanho da pista de Congonhas, 1.940 METROS E TAMBÉM NÃO TEM RANHURAS (GROOVING).

Velocidade do Airbus após o pouso no aeroporto russo, 80 KM/HORA.

Velocidade do Airbus da TAM no pouso em Congonhas, 175 KM/HORA (QUASE DUAS VEZES MAIS QUE O AVIÃO RUSSO).

SITUAÇÃO DO TEMPO NO AEROPORTO RUSSO:

CHUVA LEVE E BAIXA TEMPERATURA, QUASE A MESMA CONDIÇÃO POR OCASIÃO DO ACIDENTE EM CONGONHAS.

O AIRBUS DA EMPRESA RUSSA ESTAVA EM MENOR VELOCIDADE, NUMA PISTA MAIOR DO QUE A DE CONGONHAS, E NÃO PAROU, NEM DESACELEROU !!!

APARENTEMENTE, SE A PISTA DE CONGONHAS TIVESSE 5KM DE COMPRIMENTO ELA NÃO SEGURARIA O AIRBUS DA TAM, PORQUE ELE TAMBÉM, NÃO DESACELEROU E SE ENCONTRAVA EM ALTA VELOCIDADE.

OBSERVE O PROBLEMA NO REVERSO DE UM DOS MOTORES E DO MANETE TANTO NA RÚSSIA COMO EM SÃO PAULO.

NA RUSSIA DISSERAM QUE O PILOTO "TOCOU INADVERTIDAMENTE NO MANETE E AUMENTOU A FORÇA DO MOTOR, O QUE DEVE TER IMPEDIDO A DESACELERAÇÃO !!!!"

NA RÚSSIA HAVIAM 203 OCUPANTES NO AIRBUS E EM CONGONHAS 199.

O link do acidente na Russia é:

http://aviation-safety.net/database/record.php?id=20060709-0

A tradução bem aproximada é:

Status: Final
Data: 09 JUL 2006
Hora: ca 07:50
Tipo: Airbus A.310-324
Empresa: S7 Airlines
Número de Registro: F-OGYP
C/n / msn: 442
Primeiro Vôo: 03-04-1987
Motores: 2 Pratt & Whitney PW4152
Tripulação: Mortes: 5 / Ocupantes: 8
Passageiros: Mortes: 120 / Ocupantes: 195
Total: Mortes: 125 / Ocupantes: 203
Danos no Avião: Destruído
Local: Aeroporto de Irkutsk (IKT) (Russia)
Fase: Aterrisagem
Natureza: Vôo doméstico de Passageiros
Aeroporto de Partida: Moskva-Domodedovo (DME/UUDD), Russia
Aeroporto de Destino: Irkutsk (IKT/UIII), Russia
Vôo número: 778

Narrativa:

Vôo 778 da empresa Sibir partiu de Domodeovo (DME) à noite para chegada em Irkutsk (IKT).

O tempo em Irkutsk estava ruim.

Chovia. Tempo nublado, nuvens a 600 pés e tempestade com trovoada na região.

O Airbus aterrisou na pista número 30 (de concreto com 3.165 m ou 10.343 pés de comprimento).

Uma vez que o reverso do motor número 1 estava desativado, este motor foi colocado em "ponto morto".

Os reversos do motor número 2 estavam ativados normalmente.

Enquanto reduzia a velocidade, o piloto inadvertidamente tocou o manete de força número1, aumentando a força do motor.

O co-piloto não monitorou adequadamente os parâmetros do motor e não atentou para a ausência de desaceleração.

À uma velocidade de, aproximadamente, 80 km/h o Airbus atravessou toda a pista.

Colidiu com uma barreira de concreto e explodiu em chamas.

(Vento 280 graus a 5m/sec visibilidade 3.500m, chuva leve, nuvens à 600 pés com nuvens de trovoadas, temperatura 11oC).

QUER DIZER AO INVÉS DE A IMPRENSA INVESTIGAR ANTES DE FALAR UM MONTE DE BESTEIRAS ENTREVISTANDO PILOTOS QUE NÃO PODEM FALAR NADA, A NÃO SER O QUE AS EMPRESAS QUEIRAM (A CULPA É DA PISTA), SOMOS OBRIGADOS A ASSISTIR UM FESTIVAL DE IGNORÂNCIA DE JOSÉ LUIZ DATENA, WILLIAM BONNER, O PESSOAL DA TV RECORD (INCLUSIVE O COZINHEIRO EDU GUEDES) E MAIS UMA PÁ DE JORNALISTAS "DOMADOS" COMO NOBLAT, CANTANHEDE, JOSIAS DE SOUZA, ETC...