29.9.05

Doce de manga

Minha mãe fez hoje. As mangas, verdes, pegou-as depois que a ventania sacudiu a mangueira da praça.

24.9.05

Porque me ufano de meu País (II)

Nas folhas: a Câmara de Porto Velho (RO) aprovou, em primeiro turno na quarta, um projeto de lei que declara, "profeticamente, Jesus Cristo como único Senhor e Salvador" da cidade. A idéia, que ainda precisa passar por uma segunda votação para se transformar em lei, é do vereador petista José Wildes. No segundo parágrafo de seu projeto de lei, o vereador garante que a cidade "renuncia toda obra realizada no passado de prostituição, impureza, lascívia, ruínas, homicídios, roubos, corrupção, idolatria, feitiçaria, tráfego [sic] de drogas, prostituição infantil, e toda maldição de primeira, segunda, terceira e quarta geração".

15.9.05

No NYTimes, a propósito do recrudescimento da Santa Inquisição

"Não se sabe quantos padres católicos são gays. As estimativas variam de 10% a 60%. O catecismo da Igreja Católica afirma que pessoas com tendências homossexuais 'profundas' devem viver em estado de castidade porque 'os atos homossexuais são intrinsecamente doentes'".

Até aí tudo bem, do peixe se espera que nade e dos deputados que roubem. Mas terá sido proposital o trocadilho sugerido com "profundas"? Hope so.

14.9.05

A mão libertária que lancetou...

Ao ouvir essa expressão sendo dita por alguém na tribuna do parlamento nacional, desliguei tudo e fui terminar de ler um livro sobre a Revolução Francesa.

9.9.05

Sete de Setembro (II)

Certa vez eu desfilei. Tinha 8 anos. Alguém me lambuzou com borra de café diluída em óleo de soja. Mandaram-me então, enquanto caminhava Avenida Presidente Vargas abaixo, sofrer açoites de mentira de um coleguinha não-pintado e melhor vestido. Representávamos, penso, a mistura de raças no Brasil.

8.9.05

Independence Day

A crônica dos desalmados e antipatrióticos comunistas dá conta de que o príncipe D. Pedro estava a defecar nas plácidas moitas do Ipiranga quando, ato contínuo, deu seguimento ao alívio geral gritando "As cortes portuguesas que se lasquem, ó pá!".
Já os livros de Educação Moral e Cívica, bastante insuspeitos, subscreviam tudo que Pedro Américo teve a cara de pau de, muitos anos depois, patrioticamente encenar: dragões, espadas desembainhadas (êpa!) e um sentimento geral de primeira missa.
Pessoalmente acho que tudo não passou de ceninha. As margens do Ipiranga parecem ok, mas como acreditar no Tarcísio Meira?

5.9.05

Mais de 300 mil pessoas vão a show de Elton John no Coliseu

Na próxima semana, aparecerá nos céus da Europa o cometa que anunciará o início da segunda etapa do Grande Plano: transformar, via bombardeio de cola seca-rápido e vidrilhos espelhados, a lua num imenso globo de boate.
Então todos os habitantes da Terra, dançando alucinadamente, serão presa fácil.

1.9.05

Definição negativa da alma

"É aquilo que se retrai quando ouve falar de séries algébricas"

Robert Musil, Der Mann ohne Eigenschaften