22.9.08

Yankee come home!

Agora já se sabe para quem escrevem Reynald Hollywood & outras viúvas da Aliança para o Progresso. Segundo espantosa pesquisa, 7% dos brasileiros odeiam detestam abominam o governo Lula.
Bem, pensei com meus zíperes, são sempre 13 milhões de fiéis, o que deve até superar algumas confissões pentecostais - embora nem todos, naturalmente, paguem o dizmo (nas piores bancas, todas as semanas).
Êpa. Eu disse 13?

20.9.08

Bom para os dentes e veias abertas


O Gerais tem fim?

They can't hear us

É francamente lusitana a idéia de expor em pública perícia os equipamentos de que a contra-espionagem brasileira dispõe e depende. À mesma patrícia estirpe pertence a publicação, no Diário Oficial, dos nomes dos futuros jaimes bondes aprovados em concurso. Por que não decretar logo a obrigatoriedade do uso de uniforme funcional pelos agenti? Proponho modelo adaptado às inclemências tropicais, com havaianas e, mesmo assim, chapéu de feltro. Laranja.

14.9.08

ROLHA - O sr. considera a corregedoria necessária para a Casa?
MUTRAN
- Disse para você o seguinte: a corregedoria foi criada em virtude de fatos que aconteceram. Agora, acho, por exemplo, que nem deveria existir corregedoria. Porque são muito poucos os fatos que vêm acontecendo e o pouco também não tem que acontecer. Não precisava ter corregedoria. Como acho que não precisava ter Poder Judiciário, ter polícia. O povo tinha que se entender. Mas o que acontece aqui? Cada um quer viver para si, ninguém quer viver por terceiro.

("MUTRAN", os raros leitores hão de se lembrar, vem a ser Wadih Mutran, vereador outrora preso pelo envolvimento com uma das muitas máfias municipais. Hoje é corregedor-geral da "Casa", isto é, a Câmara Municipal da Vila de São Paulo de Piratininga. Imaginai o que acontece, digamos, no Goiás...)

13.9.08

Do Caderno 22

Guimarães (ego): tímido, medroso, utilitário, aproveitador.
Rosa (id): o adversário natural de Guimarães, não o seu alter-ego. Rosa insubmisso, ele sim valente, temerário. Inventivo, mentiroso. Flor. Passarinho de bico e de unha. Mas canta.

SOS Terra

É o sinal dos tempos. Última década do século XX, às portas do século XXI e do Terceiro Milênio. A esperança une todos os povos, a esperança de um futuro próspero e feliz.
Mas não. A esperança desaparece à mesma razão em que cada árvore é derrubada, cada animal é assassinado, cada baforada de fumaça sai de uma chaminé: cada vez mais.
Não haverá futuro algum; não haverá sequer um lugar onde os homens possam respirar sem máscaras, comer sem veneno, viver sem medo. E isso tudo por própria culpa. É uma previsão aterradora, mas inexoravelmente real.
A saga do Homo sapiens sobre este planeta registra momentos de verdadeiros atentados conta o meio: óleo no mar, sujeira no ar - morte singular.
Esta é a hora. O tempo urge.
Devem ser reparados todos os males infligidos contra o Planeta Azul.
Contra o meio ambiente. Pelo ambiente inteiro.
Talvez assim possamos ser futuramente motivo de orgulho para os nossos filhos. E para os filhos dos nossos filhos.
Isto é, se houver futuro.

(Texto que escrevi para o jornal da escola, aos 14 anos, e do qual nem me lembrava mais. Gostei de saber que já era capaz de usar palavras como "inexoravelmente" e "infligir")

7.9.08

Raposices (II)


"Ilha" perigosamente exposta a agrotóxicos e supremacia branca

27.8.08

Raposices

Os autodenominados "produtores" são, em verdade, os destruidores. Landscape busters. Mirai o que sucede no Mato Grosso, via satélites gratuitos. O que quer a espécie de sementinha do mal sub-UDR que são os "arrozeiros" e demais senhores da guerra do Caribe brasileiro é chegar ao mercado chinês às custas do mato virgem do Uraricoera. Extirpemo-la com tochas e alicates.

26.8.08

Zut! Zut!

Só agora me dou conta do terrível facto biográfico. O principal buteco do bairro da minha infância, no Goiáis, se chama - ainda existe, marco miliário dos alcóolatras vizinhos - Bar do Rosa.

19.8.08

Milico go home

A conseqüência mais visível de existir uma polícia militar é vivermos numa cidade ocupada militarmente.

14.8.08

Antas d'antas

É bem verdade que minhas valentes cãs são incipientes para sustentar tal afirmação, assim peremptória, mas é totalmente inédita a manchete da Bolha de hoje, em que as opiniões pouco lisonjeiras de um banqueiro bandido (pense rápido, raro leitor: oxímoro ou pleonasmo?) sobre os policiais que o prenderam mobilizam garrafais enfáticas.
Em coro, nas páginas internas, ministros e suspeitos deploram os "excessos", o "descontrole", o "abuso" dos meganhas. Como se não bastasse, chafurda-se também na lama canalha de Reynald Hollywood quando os inaceitáveis erros de português do relatório do ímpio delegado Queiroz ("o que prende pra nós", rimaria Lula) são expostos ao escárnio geral. Que eu saiba, a principal função da otoridade policial ainda é prender gente, e não parafrasear os hipérbatos de Bilac.
Embedded journalism é isso aí. O desespero dazelites é despudorado até o limite do cômico. Constata-se que os federal realmente resvalaram no Santo dos Santos do tabernáculo das negociatas nacionais.

6.7.08

Leon Battista Alberti

"Recebeu a sua formação humanista em Latim, Retórica Antiga, Filosofia e Arte Poética como aluno de Gasparino Barzizza, um dos maiores conhecedores de Cícero na sua época, mais precisamente no liceu em Pádua. Estudou depois na célebre universidade de Bolonha, onde teve primeiro aulas de Filologia, Retórica e Filosofia, antes de uma crise de nervos o ter obrigado a restringir o campo de estudos ao Direito Canónico e Direito Civil, às Matemáticas e à Física."

(de um livro Taschen)

Comigo foi mais ou menos o contrário.

2.7.08

Cemitério Central, Bogotá


"Aqui se processa grave capítulo da experiência misteriosa."

28.6.08

Tédio

Não agüento mais o lema positivista da nossa bandeira (nome de uma sociedade secreta de 1848, segundo Benjamin...) nem o uso do freyreano sinhô para o tratamento respeitoso, de que a linda segunda pessoa do plural daria perfeitamente conta. Desde que com as conjugações nos trinques.

25.6.08

Secume só

Existe uma curiosa exibição de caretas das modeletes participantes do último SPFW* no linque

seguinte

Very striking - é o que se pode dizer dos resultados de curta investigação onomástico-antropológica. Os sobrenomes das representantes brancas e branquíssimas são mais para peninsulares ou tudescos. Raramente transitam pelo gaélico ou catalão.
Já a talvez única modelo negra da seqüência se assina Bento.

* Sao Paulo Fashion Whip

22.6.08

JMMA x JGR

"Amplo domínio". "Derrotou ... por 11 a 2". "Escritores como Manoel Carlos".
Essas as expressões empregadas pela Fôia no último certame imbecil.
Eles não perdem por esperar.

14.6.08

Sacred weed

A julgar pelo tamanhão da moita, a festa da colheita no meu vizinho do segundo andar vai mobilizar diversos e compenetrados celebrantes.