28.3.08

El día que me quieras...

Muito já se falou sobre o imbróglio Colômbia-Venezuela-Equador, mas ninguém no Brasil teve coragem de pespegar o belo adjetivo neogranadino no chefão Curibe. Essas coisas de odor charmosamente passadista a gente só lê no sítio da Agência Bolivariana de Notícias, uma espécie de Granma mais interativo e, digamos, imparcial que muito uol por aí.

23.3.08

Escancarou geral

Camicie nere e corporativi

21.3.08

La Migra neles

Cumpre-nos, brazucas que não desistimos nunca, lamentar os padecimentos que vêm acometendo os compatriotas em terras d'Espanha. Entretanto, um recente episódio da guerra santa contra a morenice inzoneira merece nosso aplauso. Consta que, na semana passada, a polícia madrilenha deu auspiciosa batida na casa noturna em que fariam show Hedson e Udson, a famisgerada dupla. Metralhadoras à mostra, grampearam quase todo mundo.
Se a moda pega no Brasil, em pouco tempo estaríamos livres das parelhas afeitas a ganidos pseudo-rurais.

19.3.08

Cabelos brancos e humidade nas paredes

A maneira mais precisa de encontrar o centro ou núcleo primitivo de uma cidade brasileira, desde a omnividência dos urubus artificiais do gúgol ertf, passa pela identificação dos telhados mais escuros, cheios de limo, que costumam acompanhar as calçadas e praças em que as árvores têm maiores copas. Mas isso é geralmente desnecessário. O traçado irregular das quadras, característico das vielas e outros puxadinhos portugueses, denuncia e explica os nossos centros velhos, desembocando sempre numa praça, a igreja matriz, sempre o sempre.
Adjazendo, nos conjuntos regulares de bairros mais hodiernos, os retângulos grandes e claros de materiais metálicos denotam oficinas, hospitais, rodoviárias.
As ruas de terra dos bairros proletas, do outro lado das estradas, são freqüentemente vermelhas em Minas e Goiás, pardacentas no Piauí, escondidas escadarias nos grotões do Rio. Predominam em todas as periferias as reiteradas telhas eternite, como se o nome da marca zombasse da efemeridade das construções improvisadas, na melhor das hipóteses grudadas umas às outras como numa incubadora ou prateleira.
Para o rastreio dos bairros ricos, nada melhor que perseguir o límpido brilho dos espelhos azul-piscina.

18.3.08

Enquanto isso, em Alagoas...

No lugar dos parlamentares afastados, devem assumir os suplentes, também indiciados no esquema (sic). No PMN, os dois primeiros suplentes, Timóteo Correia e Fernando Duarte, são acusados de integrar a quadrilha. O terceiro suplente, o ex-deputado estadual cabo Luiz Pedro, não pode usar a cadeira de parlamentar (sic) porque está preso, acusado de assassinato e de liderar um grupo de extermínio (sic!).

(d'O Grobo)

17.3.08

Delírios quase psicográficos

A literatura brasileira (cujos anos dourados coincidiram, de facto, com os fifties) terá no século XXI influência comparável àquela desempenhada pelo siglo de oro russo, desde, digamos, Pusczçkhíne.
Corpo de Baile desbancará Diego Mijnaard na lista dos mais vendidos de VEDE.
O Lula vai se treeleger e reanexar a Cisplatina, reivindicando ademais a Guiana Francesa.
A Argentina ganhará verbas do PAC VII para escavar canais geológicos e libertar-se, enfim, do exílio nos trópicos, aproximando-se (rebocada por corvetas venezuelanas) de latitudes mais civilizadas.

16.3.08

Wasser macht frei

Guantánamo - ou Gitmo, no dizer sempre objetivo e carinhoso dos GI's desocupados que postam na Google Earth Community ("Rocky Racoon", "xav") - é um campo de concentração moderno.


O ensolarado gulag cubano-estadunidense (cujo núcleo duro punk rock hardcore data do precoce 2001) foi instalado nos fundos das demais construções da notória base aeronaval, onde "there are about 70 'sea huts', air conditioned structures made of unpainted plywood. Other sea huts are used for worship services and recreation. These have large-screen TVs rigged with satellite dishes", debaixo das quais os sobrecarregados marines presumivelmente podem refrescar-se enquanto assistem à NBA ou jogam playstation. "Some huts are marked 'Female Only'". Nunca duvidei. "Also includes gravel walkways, outdoor banks of public telephones, latrines, open-air shaving stations (êpa!) and a camp mess hall. Sidewalks will soon be created to make the walk to Camp Delta easier and safer."

"Camp Delta" é o Lager propriamente dito, onde os inimigos circuncisos do Mundo Livre recebem intensivo treinamento em waterboarding e outras técnicas esportivas radicais. "Amenities include flush toilets, metal bunks and wash basins low enough for ritual foot washing. The camp consists of about 800 cells, although the Pentagon has approved plans for as many as 2,000. "

Abaixo, Buchenwald, facility bastante mais modesta, mas instrutivamente pioneira em sua arquitetura, digamos, gerencial (aliás construída a meros sete quilômetros de Weimar, essa espécie de Barbacena espiritual da Alemanha, agora e sempre segundo JGR).


15.3.08

Uma coisa que nunca entendi

Logo em seguida "à maior obra de arte já realizada" (apud Stockhausen), o nineleven de 2001, o Cetebank da Paulista cercou-se de grades antitumulto, claramente inócuas contra a Al-Qaeda.
O que temiam os nababos? Saques? Ódio popular? Compaixão e simpatia humanitária não seriam as reações esperadas em relação aos pobres estadunidenses, inda mais em terra tão receptiva ao old in-out-in-out capitalista?
Aí tem.

Anistia no dos outros

Aqueles a quem o poder foi transferido depois da redemocratização (sic) são tão cagões que não tiveram sequer coragem de mudar os nomes dos logradouros que homenageiam (sic) energúmenos, assassinos, paus-mandados e genocidas como Costa e Silva, Castello Branco, Garrastazú Medici, Cordeiro de Farias, Milton Tavares de Souza (este o sanguinário chefe do CIE).
Em países ligeiramente mais letrados (Uruguai, Argentina) isso seria impensável.

14.3.08

Banalizou geral

Não sei se Vossas Mercês repararam, mas a reprodução que emoldura a cabeceira do leito conjugal do Capitão Nascimento, em "Troca de Elite", é um Klimt, o famisgerado "Der Kuss".

11.3.08

Chomsky neles

Os apologistas mais vulgares dos crimes dos EUA e Israel explicam com solenidade digna de melhor causa que, enquanto os árabes têm o propósito de matar pessoas, os EUA e Israel – sendo, como são, sociedades democráticas— não têm a menor intenção de fazê-lo. Seus mortos são, simplesmente, acidentais, e por isso seus assassinatos não podem ser comparados, no ponto da depravação moral, com os de seus adversários. Esta foi, por exemplo, a posição do Tribunal Supremo de Israel quando recentemente autorizou um severo corretivo coletivo contra o povo de Gaza, privando-o de eletricidade (e de água, de eliminação de resíduos e águas servidas e de outros elementos básicos da vida civilizada).

Uma linha de defesa, esta, que é recorrente na hora de enfrentar outros velhos pecadilhos de Washington. Por exemplo, a destruição da Planta Farmacêutica ao-Shifa no Sudão, em 1998. Aparentemente, o ataque custou dez mil vidas, mas não houve qualquer intenção de matá-las; daí que não fosse um crime resultante de uma ordem com expressa intenção de matar. Assim nos ensinam esses moralistas sistematicamente empenhados em apagar toda réplica efetiva a essas vulgares tentativas de autojustificação. Vamos dizer mais uma vez: é possível distinguir três categorias de crimes: assassinato intencional, morte acidental e assassinato premeditado mas sem uma intenção específica. As atrocidades dos EUA e Israel são um caso típico da terceira categoria.

(adorável o logotipo da Carta Maior, de onde extraí o trecho - de resto, mal-traduzido: um globo em que os continentes não só estão cobertos de vermelho-sangue como também invertidos, ou melhor, subvertidos)

8.3.08

Poeta e Pittor

Il Poeta col mezzo delle parole va imitando non solo che si dimostra all'occhio, ma che ancora si rappresenta all'intelletto. Laonde essi in questo sono differenti, ma simili in tante altre parti, che si possono dir quasi fratelli.

Ludovico Dolce, 1557

4.3.08

Aliás...

A principal batata-quente da estória são as supostas relações camaradas dos ecuatorianos e benezuelanos com a guerrilha cheiradora: é você quem tem! é você! é você!
Ora, pergunto, o maior problema adviria de serem as farc um pessoal esquerdista-stalinista-tchabista-forodesãopaulo ou uma galera esperta que cobra pedágio dos cocaleros e outros caudillos, principais motores da pujante economia colombiana? Porque, se prepondera a segunda alternativa (que de nenhum modo exclui a primeira, já que todos os esquerdistas são mesmo bandidos), o que dizer do aumento da produção de papoulas depois da invasão norte-americana do Afeganistão? Uma questão intelectualmente refinada, com trocadilho.
Aliás, o que ganha Sir Ney com sua campanha contra o armamentismo tchabista? Uma edição comemorativa do Brejal dos Guajas pela Freedom House? Deve ser qualquer coisa assim barata, mas capaz de infundir ribamares fumos cosmopolitas à arte do senador.

3.3.08

Brutti, sporchi e cattivi

Simón Bolíbar deve estar a revirar-se no túmulo pelo facto de que três países-irmãos, por ele libertados, com bandeiras das mesmas cores, dispostas na mesma seqüência vertical, estejam a colocar-se em pé de guerra, uma guerra boba e pobre como todas as que acometem nosso continente.